Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2009

Passar de clube de bairro para o topo Nacional...

Um clube de sucesso → A Associação Desportiva de Vagos é hoje a principal «bandeira» de uma Vila e de um Concelho que tardam em reconhecer o trabalho realizado pelas suas duas principais equipas de basquetebol.
 
Estávamos em 1993, quando um grupo de vaguenses, alguns dos quais com ligações à Câmara Municipal, decidiu criar um clube que pudesse garantir a regular utilização do Pavilhão Municipal local. Um ano depois, é fundada a Associação Desportiva de Vagos e logo ficou decidido que o basquetebol seria a modalidade prioritária para servir de base ao funcionamento do próprio clube.
Aquela que era uma simples e pequena colectividade, é hoje, em termos do panorama basquetebolistico nacional, um clube de top! Em apenas quinze anos, um clube que «nasceu» para dinamizar uma infra-estrutura desportiva, «transformou-se» num «emblema» capaz de ganhar uma Taça de Portugal, em femininos, atingir uma final da Taça de Portugal, em masculinos, e marcar presença em todos os momentos altos da modalidade no nosso país. Um feito que poucos imaginariam ser possível mas que se tornou real.
Costa Dias é o principal rosto do sucesso da equipa sénior masculina da ADV. A cumprir a sua sétima época em Vagos, conseguiu, num ápice, elevar o clube do escalão mais baixo (CNB2) até à Liga, a principal competição portuguesa ao nível de clubes. Ele é o treinador dos seniores masculinos, mas na realidade, é muito mais do que isso. Chamaram-lhe utópico, mas, é hoje reconhecido como o grande mentor do projecto levado a cabo para o basquetebol sénior masculino da Associação Desportiva de Vagos.
O presente é feito de sucesso, mas o treinador aveirense está consciente que é necessário começar a planear já o futuro. Um futuro que, para já, e apesar do sucesso alcançado, continua incerto.
«Tudo vai depender do apoio que tivermos de Vagos e da sua Câmara Municipal», explica Costa Dias, que alerta ainda para a necessidade da Autarquia ter que pagar «a publicidade que o clube faz todas as semanas» à própria vila.
O presente faz-se de conquistas (recém finalista derrotado na Taça de Portugal, frente à Ovarense e actual quarto classificado da Liga), mas nem tudo são facilidades. «Temos muitas dificuldades ao nível do treino, basta dizer que, da parte da manhã, nunca temos o pavilhão disponível», situação que obriga o grupo de trabalho a ter que se deslocar diariamente a Aveiro, para treinar no Pavilhão dos Galitos. 
E desportivamente, até onde poderá ir o Vagos esta época? Costa Dias é peremptório: «Mostrámos, recentemente, na Taça que podemos lutar pelo título, embora saibamos que temos uma equipa curta e que nos faltam soluções ao nível do banco», refere o treinador.
 
O momento mais alto da história do clube
 
A equipa sénior masculina é hoje o principal «estandarte» do Vagos, mas foi a formação feminina quem conseguiu, pela primeira vez, conquistar um título nacional. Aconteceu na temporada transacta, quando as comandadas de Nuno Ferreira derrotaram o Algés na final da Taça de Portugal, disputada no novo Pavilhão dos Desportos de Coimbra.
Esta temporada, a ADV abandonou a parceria que tinha com a empresa «Gesfunny» mas nem por isso deixou de possuir uma equipa de grande potencial. Em Vagos, mora uma equipa capaz de jogar de igual para igual com qualquer adversário e que não pode ficar de fora do lote de clubes com condições para lutar pelo título de campeão nacional da Liga feminina.
Também já este ano, as atletas vaguenses tiveram a oportunidade de competir na Euro Cup Woman, naquela que foi a estreia numa competição europeia de grande nível. O Vagos não logrou obter qualquer vitória, mas nem por isso deixou de evoluir enquanto equipa e clube de referência do basquetebol português.

 

fonte:desportoaveiro.blogs.sapo.pt

 

Saudações  Infernais


publicado por ultrasinfernais às 12:20
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Fábio a 17 de Fevereiro de 2009 às 23:37
Parabens a todos os que têm tabalhado para que isto tenha sido possivel!

Saudações Infernais


Comentar post

.Musica dos Ultras Infernais


Allez Vagos allez nós somos a tua voz.wav -

.Infernais

Counter Stats

MySpace Comments

.Maio 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. AD Vagos campeão nacional...

. Jogo de Vida ou Morte...

. John Smith eleito MVP da ...

. Ultras Infernais em entre...

. Vagos carimba presença no...

.arquivos

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

.links

.pesquisar

 
SAPO Blogs

.subscrever feeds